DEEP WEB

 O nome Deep Web ficou mais conhecido recentemente com as diversas citações dos noticiários. Pelo fato de estar constantemente associada com conteúdo ilegal obscuro, a imagem que as pessoas fazem com esse universo é uma espécie de "Gotham virtual", onde todo o tipo de evento sinistro ocorre misteriosamente.

Mas na prática, é tudo isso mesmo?

    Vamos entender agora o que é de fato a Deep Web.

    Todos os dias você acessa inúmeros sites e para isso basta digitar endereços deles na barra do seu navegador. Ao fazer isso, você manda o Chrome, por exemplo, buscar o endereço do site em bases de dados online e isso acontece tão rapidamente que é praticamente impossível de ser percebido e é dessa forma que os computadores e aparelhos móveis se comunicam com os sites e seus respectivos aplicativos e transações.

    Já na Deep Web não é tão simples assim ...

    Primeiramente o seu navegador precisa falar a mesma língua da Deep Web para conseguir visualizar bancos de dados específicos e nem sempre tão conhecidos assim. Entender os outros tipos de conexões que levam até o domínio e por fim, decifrar o conteúdo dos sites que você pretende acessar.

    Um dos exemplos de navegadores utilizados para acessar a Deep Web é o Tor browser, que faz o acesso anônimo da web através de diversos nós dentro da rede. Esses nós são as diversas rotas necessárias para chegar ao endereço final. Trata-se na verdade de uma grande corrente de computadores redirecionando os acessos entre si, tornando muito mais difícil saber de onde alguém acessa algo. Enquanto na conexão normal é possível descobrir a identidade do usuário ao fazer uma simples decodificação por IP, na conexão a Deep Web esses diversos "nós" tornam o trabalho muito mais difícil, já que fazer o caminho inverso decodificando as diversas conexões se torna muito mais complexo.

    Existem mais diferenças além do navegador especial para acessar a Deep Web?

    Sim, qualquer conteúdo é muito mais difícil de ser encontrado já que todos os endereços são completamente invisíveis e indisponíveis para buscas, só acessa quem já conhece o endereço usando o navegador certo e dentro da rede certa. Alguns sites contam com mais camadas de seguranças além dessas, exigindo até mesmo uma máquina mais potente para aguentar a encriptação em várias camadas.

    Portanto, dentro da Deep Web é mais difícil encontrar coisas e muito mais fácil de escondê-las. Está entendendo todo o mistério por trás da Deep Web?

 Por isso que nesse momento as pessoas normalmente pensam em drogas, crimes e bombas nucleares (Eu também). Porque a resposta é sim, é possível fazer uso criminoso da rede, ainda mais quando é mais complicado investigar quem está por trás de tudo. Usando as ferramentas corretas, sua conexão pode ser redirecionada em inúmeras vezes antes de chegar ao destino final e sua existência online pode até se apagar virtualmente se souber combinar os métodos corretos. Combine isso com a Deep Web e terá uma poderosa ferramenta de anonimato.

    Mas ver tudo isso apenas como potencial criminoso é errado e extremamente superficial. Existem bastante sites interessantes como por exemplo o BB Compendium que oferece vários manuais de todos os tipos, inclusive medicina, química, manuais de treinamento militar entre outros. Já no TheChess você pode provar suas habilidades no xadrez contra outros jogadores e participar de competições, entre vários outros sites.

    Mas é sempre bom ficar atento pois esse ambiente é para quem já conhece um pouco mais de tecnologia e principalmente sabe lidar com situações perigosas por conta própria, portanto, vá por sua conta em risco!

Comentários